EDIFÍCIO BRASIL





Ninguém constrói um prédio sem antes adquirir o terreno, fazer a terraplenagem, o projeto de construção, contratar a construtora, os financiadores. Depois disso são lançados os fundamentos (alicerces) e as colunas e vigas de sustentação para as lajes e paredes. Feito isso, os demais profissionais colocam os encanamentos, a fiação elétrica, o reboco, as portas e janelas, a pintura e... O prédio está pronto.                           
Esse governo encontrou os alicerces econômicos prontos, as vigas, lajes e paredes (abertura do mercado, introdução de novas tecnologias, crescimento da arrecadação de tributos, graças a informatização dos sistemas, melhor controle dos gastos públicos com a lei de responsabilidade fiscal, estabilidade monetária, controle da inflação, moeda forte). Tudo o que deveria fazer era complementar: colocar os canos, os fios, as janelas e portas... Dar o acabamento final.
E, o que fizeram? Adulteraram o projeto inicial e desconstruíram um edifício quase pronto. Tão nociva foram suas intervenções que a economia parou de crescer e regrediu, a inflação voltou a subir, o dinheiro perdeu o poder de compra, as pessoas voltaram  ficar endividadas e tudo que se tem hoje é uma mal fadada distribuição de rendas através de um programa social (que dizem ser de governo) que deveria ser de Estado no qual puseram a marca do partido deles, apesar de ele haver sido criado pela grande cidadã Zélia Cardoso quando na Pastoral da Criança, junto com Dom Evaristo Arns, em SP. Aliás, poucos sabem disso; porque, não havia nela o interesse político de o associar ao seu nome, ou às suas ações. Mas tudo começou com ela e o FHC instituiu o vale-gás e o bolsa-escola, dando amplitude ao programa de transferência de renda. Também vale dizer que ao mesmo tempo o governador do RJ Garotinho implantou o cheque cidadão que entregava a pessoas de baixa renda uma quantia mensal de R$100,00. 
Citando ações de governo e de Estado, podemos dizer que Vargas, JK e até nos anos de governo militar se fez grandes obras como Itaipu e a ponte Rio-Niterói, Brasília e a criação da Petrobrás e a CLT. E nesse governo? Quais obras foram realizadas em doze anos de mandato com um país estável? Pegaram a Petrobrás lucrativa e enxugada e a transformaram em cabide de empregos como fizeram com agências reguladoras e ministérios de “faz-de-conta”.  Falaram tanto das privatizações do FHC que vendeu estatais que não davam lucro (e hoje dão) e fizeram o mesmo, entregando aeroportos e estradas para os seus financiadores, além de terceirizarem serviços e funções públicos como estão fazendo até com hospitais. Isso é governar?
E quanto à corrupção desmedida, não preciso falar! Dizem que neste governo a PF investiga e prende mais, não é verdade. A verdade é que todos os escândalos noticiados foram descobertos por iniciativa do Ministério Público ou por denúncias. Além do mais, hoje existe a internet, os grandes servidores que tem base de dados para armazenar informações que antes tinham de ser manipuladas manualmente. Sem dúvidas, é um avanço para a elucidação de ilícitos em qualquer parte do mundo. Então, o mérito pela descoberta dos crimes não são do governo é sim de alguns órgãos fiscalizadores como o TCU, o MP e alguns juízes corajosos que não se vergam diante do poder político.
Essa gente que está no poder é mestre em manipular informações e até a aplicação da justiça, tentando, de muitas formas interferir na composição dos tribunais para garantir sentenças favoráveis. Coisa que nem sempre dá certo para eles. Então, nessas situações, procuram calar a boca dos parlamentares com verbas e distribuição de poder político.
Meus amigos, digam-me  com franqueza: acontece alguma coisa em suas casas que os senhores não saibam, que não venham a saber? E, quando tomam conhecimento de alguma coisa errada não fazem o impossível para corrigir os erros? Então como é que dois presidentes de uma República de mais de duzentos milhões de pessoas não sabem de nada? Como pode a atual dirigente maior da nação, não saber o que acontece com uma empresa que teve e tem sua administração direta durante  tantos anos? Não posso concordar com essa tese. Ela é responsável, sim, por tudo o que já aconteceu e pelo que está acontecendo com a empresa. Este governo está nos levando à falência moral, financeira e econômica. Os pequenos avanços sociais que tivemos nesses últimos anos estão nos custando um preço altíssimo!


facebook/Carlos Gama 
twitter/carlosgama_

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Twitter

CARLOS GAMA Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados