JOVENS INFRATORES, DE QUEM É A CULPA?



Prefiro ver criança e adolescentes na escola que é o lugar próprio para se aprender a ser cidadão e profissional. Entretanto, se cometerem crime contra a vida tem de ser julgados como qualquer de nós. Se cometerem outros delitos menos graves tem de ser julgados e ressocializados.
De quem é a culpa, ou responsabilidade por haver tantos menores infratores?
A culpa dessas é dos pais e do Estado brasileiro. Dos pais porque não ensinam educação aos filhos. Do Estado porque não dá condições aos pais de terem uma vida digna com tempo para o lazer e o cuidado da família.
Hoje os pais têm de trabalhar jornadas duplas deixando os filhos crescerem nas casas de outras pessoas que não têm autoridade sobre eles, ou nas ruas. Uma parcela mínima está nas creches. E, são poucas as escolas em tempo integral. O que podem aprender? O ideal seria um dos pais trabalhar e o outro ficar em casa. Ou, ao menos que sobrasse tempo para se revezarem no cuidado e educação dos filhos. Ou, ainda, que houvesse instituições educacionais em tempo integral para todas as crianças.
A família sempre foi base da sociedade. A decomposição da família está arruinando o trato social e abalando sua estrutura. Chegamos a um estágio onde nem mesmo os pais tem controle sobre os filhos. É o caos social, agravado pelas tensões financeiras, pelo descrédito na justiça, pela corrupção, pela falência do modelo familiar original. Por isso, digo que a responsabilidade é dos pais e do Estado. É preciso políticas públicas para devolver ao trabalhador a valorização do seu trabalho, para dar-lhe condições de exercer seu ofício o mais próximo possível da sua casa, para dar-lhe oportunidade de reaprender o valor da dignidade humana, da honra, da moral, do patriotismo, da solidariedade. Precisamos reconstruir nosso caráter e personalidade com sobriedade. Precisamos resgatar os conceitos de amizade, de direitos e deveres sociais. Precisamos sair desse estado de letargia, de espera por alguma coisa que nunca virá. Nossa lassidão só é benéfica para os que estão tirando proveito dessa situação.
A maior parcela de culpa é do Estado brasileiro. Não fossem os altos impostos que pagamos, e sem retorno, certamente todos teríamos melhores salários, o custo de vida não seria tão alto e nos sobraria mais tempo para estudar, para criar os filho e fazer deles cidadãos, em vez de marginais.

facebook: carlos gama

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Twitter

CARLOS GAMA Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados