POR UM BRASIL MAIS JUSTO



NÃO PODEMOS DESFAZER OS ERROS COMETIDOS; MAS PODEMOS USÁ-LOS COMO EXPERIÊNCIA PARA NÃO OS REPETIRMOS.

NÃO HÁ GRANA PRÁ SAÚDE, NÃO HÁ GRANA PRÁ EDUCAÇÃO, NÃO HÁ GRANA PRÁ MELHORAR A SITUAÇÃO DAS RODOVIAS; MAS HÁ GRANA SOBRANDO PARA GASTAR COM COPA DO MUNDO PARA ESTRANGEIRO SE DIVERTIR.

É ASSIM DESDE O "DESCOBRIMENTO": NÓS TRABALHAMOS PARA SUSTENTAR AS CORTES ESTRANGEIRAS!

O SILENCIO DO CIDADÃO BRASILEIRO DIANTE DOS GRAVES ACONTECIMENTOS QUE ESTÃO SENDO MOSTRADOS NA MÍDIA É MUITO PERIGOSO!

UM POUQUINHO DE POESIA E ROMANCE

Seu olhar tocou meu olhar e naquele momento compreendi que o vazio em meu peito poderia ser preenchido. Bastou um instante para a luz entrar e fazer mudanças em minha vida.
Meu coração estava despedaçado por causa das traições e desencontros. Minha alma estava amargurada, ferida de morte... Tudo em mim era dor, angustia e desilusão. A porta do meu coração estava fechada para o amor e eu só via engano nos sorrisos que encontrava; até aquele dia quando você me olhou e me sorriu...!
Foi apenas um instante. Porém, compreendi que era por você que eu esperava; que era por você que eu buscava em cada olhar que cruzava o meu, em cada rosto anônimo que passava pelas ruas, que via refletido nas vitrines.
Foi apenas um olhar e todas as portas se abriram, as manhãs se encheram de sol, os dias rejuvenesceram e uma música que fala de amor começou a tocar em minha vida, em meu coração embalando meus sonhos de amor!

NOÇÕES DE CIDADANIA

DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS BRASILEIROS

               Todos nós sabemos que existem LEIS. Desde meninos somos instruídos a respeitar regras de convivência em casa, na escola, na rua. Quando crescemos também somos submetidos a regras de conduta instituídas pelo Estado. Tais regras têm a função de minimizar as diferenças, colocando todos os cidadãos em um mesmo plano. Ou seja, a Lei serve (ou deveria servir) para igualar todas as pessoas de uma comunidade, de uma nação, indistintamente. Daí a importância de termos leis justas, claras, objetivas que não prejudiquem uns em benefício de outros.


A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA


               A CONSTITUIÇÃO é a mais importante LEI de um país. É a LEI maior, de onde devem originar-se todas as demais Leis. O Brasil já teve várias constituições desde D. Pedro I. Todas importantes em seu momento histórico. Umas centralizaram o poder, outras criaram classes de excluídos e a atual, concebida no seio da NOVA REPÚBLICA nos parece mais democrática e abrangente.
                 A Constituição de 1988, dentre outras coisas,  reafirmou os valores Republicanos do Brasil, criou o Ministério Público e permitiu ao país e aos governantes promoverem um avanço econômico e social como jamais se viu nestas terras. 
           Nenhuma lei pode ser criada e vigorar se estiver em desacordo com a CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Caso aconteça de não serem observados os preceitos constitucionais quando da feitura da lei, o Supremo Tribunal Federal pode declarar sua inconstitucionalidade e ela deixa de existir, de vigorar imediatamente. Os direitos garantidos na COSTITUIÇÃO BRASILEIRA não podem ser violados sob pena de punição ao violador, seja quem for. Muitas vezes não exigimos nossos direitos simplesmente por desconhecimento das LEIS.


RELACIONO, ABAIXO, ALGUNS TRECHOS DA NOSSA CONSTITUIÇÃO:

Dos Princípios Fundamentais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.


Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.


Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.


Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:


I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;


II - garantir o desenvolvimento nacional;


III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;


IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação






Dos Direitos e Garantias Fundamentais


CAPÍTULO I

DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:


I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;




CAPÍTULO II


DOS DIREITOS SOCIAIS

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.


COMO PODEMOS VER TEMOS GARANTIDOS DIREITOS IMPORTANTES. SERIA BOM SE TODOS OS BRASILEIROS LESSEM A CONSTITUIÇÃO AO MENOS UMA VEZ E APRENDESSEM A EXIGIR SEUS DIREITOS.



O ESTADO
               Quando falo em Estado não me refiro a um dos Estados membros da Federação Brasileira. O país Brasil também é um Estado, composto de vinte e seis Estados membros e um Distrito Federal (Brasília). E nós, quase duzentos milhões de brasileiros formamos essa grande Nação.
               O Brasil e seus Estados tendo a forma de governo instituída pela constituição de 1988, é uma democracia presidencialista. Assim sendo, somos uma nação democrática, pois todo o poder emana do povo, segundo a Constituição. Somos também Republicanos porque o país é uma República.  Somos Federativos porque o país é constituído por Estados Federados, ou seja, reunidos em torno de um Distrito Federal, DF (Brasília), onde fica a sede do governo. Somos presidencialistas; em nosso sistema de governo temos um presidente da República como magistrado supremo da Nação a quem delegamos o poder de administrar em nosso nome.
               Pode parecer apena jogo de palavras, mas não é. Para chegarmos a esse ponto muito sangue foi derramado por nossos antecessores e antepassados. Pessoas foram perseguidas, massacradas, exiladas, esquartejadas, mortas. Algumas estão desaparecidas até ao dia de hoje sem que seus parentes tivessem a oportunidade de chorar sobre seus corpos e sepultá-las. Isso, desde o tempo do descobrimento das novas terras pelos europeus. Não é possível mensurar os fatos com precisão. As lutas pela Independência, pela Proclamação da República, pela libertação dos escravos, a Inconfidência Mineira, a guerra de Canudos, a revolução Farroupilha, a revolta dos marinheiros no Rio de Janeiro e tantos outros embates históricos narrados nos livros não são capazes de nos dar uma dimensão do contingente de pessoas que deram sua vida pela construção desse país, dessa nação. A elas devemos a liberdade e a paz que desfrutamos atualmente, o direito de ir e vir, de falar o que queremos quando queremos, embora ainda não saibamos valorizar esses bens preciosos.
               Não podemos viver como se antes de nós nada tivesse havido de importante, nem sem nos importarmos com o que acontecerá depois de nós. Precisamos deixar para as gerações futuras um BRASIL MELHOR do que o que recebemos dos nossos antepassados. Será que é isso que estamos construindo?

               Como cada um de nós tem ocupação pessoal, responsabilidades pessoais com a família e com o trabalho, não pode cuidar das coisas que dizem respeito à comunidade, ao bairro, ao município, ao Estado, ao país; por isso, escolhemos pessoas dentre nossos IGUAIS para cuidarem das nossas ruas, das escolas dos nossos filhos, dos hospitais onde procuramos socorro médico quando adoecemos; para cuidarem da segurança pública para podermos trabalhar e produzir sem receio de sermos roubados, feridos. Tais pessoas têm nossa autoridade e poder para promoverem a administração dos nossos bens públicos, para gerir o dinheiro dos impostos, taxas e tributos que recolhemos aos cofres públicos para serem usados em benefício de toda a sociedade. São eles os vereadores, os deputados estaduais e federais, os senadores da República, os prefeitos, os governadores e o presidente da República. Todos são NOSSOS EMPREGADOS. Nós, cidadãos comuns pagamos seus salários com o fruto do nosso trabalho e os colocamos nos cargos para trabalharem por nós, em nosso lugar. De modo que, ELES NÃO SÃO MAIORES NEM MAIS IMPORTANTES QUE QUALQUER DE NÓS. São SIMPLES empregados e, como todo funcionário, podem ser DEMITIDOS quando não produzem o suficiente, ou, quando não correspondem às expectativas do PATRÃO, O POVO BRASILEIRO.
               Como já disse antes, o Brasil é uma República Federativa composta pelos Estados membros e o Distrito Federal. A estrutura de governo é semelhante nos Estados, municípios e União, por assim dizer. Para melhor compreensão vou falar um pouco dos poderes da República; quais são e como funcionam. São três poderes distintos e independentes, com funções e estrutura próprias. São: O EXECUTIVO, O LEGISLATIVO E O JUDICIÁRIO.
* O PODER EXECUTIVO: No âmbito Federal é formado pelo presidente da República e os Ministros de Estado; nos Estados membros é formado pelos governadores de Estado e os secretários de Estado de governo; nos municípios é formado pelos prefeitos e os secretários municipais de governo.
* O PODER LEGISLATIVO: o Federal é constituído pelos senadores da República e pelos deputados federais que, juntos, compõem o Congresso Nacional. Há duas cassas legislativas em Brasília: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal que ficam na praça dos três poderes. Nos Estados esse poder é composto pelos deputados Estaduais que se reúnem nas Assembléias Legislativas de cada Estado. Nos municípios é formado pelos vereadores reunidos nas câmaras municipais. Como temos um distrito Federal - Brasília, temos também deputados distritais cujas funções se equivalem as dos deputados Estaduais.
* O PODER JUDICIÁRIO: Esse é formado pelos tribunais superiores - STF Supremo Tribunal Federal – instancia máxima do poder no Brasil; STJ Superior Tribunal de Justiça – Órgão máximo da justiça comum; STJM Superior Tribunal de Justiça Militar, TSE Tribunal Superior Eleitoral, TST Tribunal Superior do Trabalho, o MPU Ministério Público da União; os TRFs Tribunais Regionais Federais e os Juízes Federais. Além desses há os órgãos da justiça nos Estados que são os Tribunais de Justiça com os desembargadores e Juízes; as varas de justiça; os juízes de primeira instância que atuam nas comarcas. O Ministério Público com seus promotores de justiça.
               São funções do PODER EXECUTIVO: zelar pela Constituição da República, criar e arrecadar impostos e tributos de forma constitucional e usá-los em projetos e obras que produzam benefícios para a sociedade como um todo. Administrar, gerenciar nossos bens públicos de modo a promover o desenvolvimento da sociedade com segurança, saúde e educação criando condições de crescimento e estabilidade para todos os cidadãos. Trabalhar pela paz e zelar pelas fronteiras e soberania nacionais, dentre outras coisas.
               São tarefas do presidente da República, dos governadores de Estado, dos prefeitos: cuidar dos transportes, dos estabelecimentos de ensino, dos hospitais, da segurança pública, do saneamento, do abastecimento de água, da economia e do processo de criação de empregos com o incentivo às indústrias e ao comércio.
               São funções do PODER LEGISLATIVO: produzir leis sempre que houver necessidade, seja para organizar a economia, seja para regular a vida em sociedade, seja para diminuir os conflitos entre pessoas, entre pessoas e as empresas, entre pessoas e o Estado, entre empresas e o Estado e assim por diante. As leis servem como já disse, para colocar os litigiosos em um mesmo plano. Por isso diz-se que a lei é cega; por não fazer diferenciação entre os contendores.
               Outra função do Legislativo é fiscalizar o Executivo. O Congresso Nacional fiscaliza os trabalhos do presidente da República e seus Ministros de Estado para que não usem o dinheiro do tesouro Nacional de modo errado nem se aproveitem dos cargos para obterem vantagens pessoais para si ou para os seus. Isso é ilícito. O Congresso Nacional tem ainda a obrigação de votar a cada ano o Orçamento Geral da União que é uma lei que dispõe sobre os gastos do governo no ano seguinte estabelecendo os percentuais de comprometimento do dinheiro na saúde, educação, segurança pública, transporte, agricultura, trabalho e renda e tudo o mais. Isso acontece também nos Estados. Os deputados estaduais precisam votar a cada ano o Orçamento dos Estados nos mesmos moldes do Orçamento da União. Nos municípios também há um orçamento e os vereadores são convocados a aprová-lo a cada ano, bem como precisam aprovar as contas do exercício – os gastos e investimentos feitos pelas prefeituras.
               São funções do PODER JUDICIÁRIO: observância da Constituição, fiscalização e aplicação da justiça, manutenção da ordem pública. Em suma, cabe aos juízes zelar para que não haja abusos, para que as instituições democráticas sejam preservadas, para que o cidadão civil tenha seus direitos respeitados.
O ESTADO é a grande instituição do nosso país. Veja bem, eu disse o Estado e não as pessoas que são eleitas para governar ou legislar. O Estado é permanente, os eleitos vêm e vão de acordo com nossos VOTOS. Se o Estado nos oprime, nos maltrata é porque as pessoas que elegemos não estão fazendo o que deveriam fazer. Quando isso acontece é hora de DEMITIR os maus empregados e contratar outros.


A LEI
               As leis são feitas para regular as relações no seio da sociedade e até entre Estados e Estados e entre Países e países. As leis são importantes porque regem nossas vidas desde antes do nosso nascimento e até depois da nossa morte. Vejamos: temos direito a certidão de nascimento gratuita porque há LEI que diz que todo cidadão brasileiro deve ser registrado nos primeiros dias de vida e que os cartórios de todo o país tem de proceder ao registro de nascimento gratuitamente. Antes não era bem assim. Havia a exigência do registro de nascimento, mas ele era pago. As duas formas foram instituídas por LEI. Há uma LEI que diz que toda criança com sete anos de idade deve ser matriculada em uma escola e que se não houver vaga as autoridades providenciarão a abertura de vaga para que a criança não deixe de estudar. Há LEI para colocar preço nos alimentos, para fixar os índices de aumento dos salários, há LEIS que influenciam os preços dos automóveis, que fixam os valores dos impostos que incidem sobre as mercadorias e produtos industrializados em geral, que regulam o mercado financeiro, que fixam as taxas e contribuições que fazemos ao erário público, que regulam os serviços bancários, etc. Há LEI que institui o casamento civil e o divórcio, que legaliza a união estável entre pessoas do mesmo sexo, que proíbe o fumo em lugares públicos, que institui o uso do cinto de segurança nos veículos. Há LEI para obrigar os filhos a cuidarem dos pais na velhice. Há LEI que criou o passe livre para idosos nos transportes coletivos. Há LEI que re regula o direito de herança,  o direito a pensão alimentícia. Há uma LEI que obriga o poder público sepultar as pessoas falecidas sempre que os familiares não tiverem condições financeiras para arcar com as despesas. Há uma LEI que criou o atestado e a certidão de óbito. Há LEI para obrigar os cemitérios a manter por certo período os restos mortais do cidadão no túmulo. PARA TUDO HÁ UMA LEI.
               Como podemos ver as LEIS estão presentes em todos os momentos da nossa existência e até após nossa morte. E QUEM FAZ as LEIS? São os vereadores, os deputados, os senadores. Algumas poucas LEIS são de autoria dos prefeitos, dos governadores de Estado, do presidente. Mas, mesmo essas precisam ser analisadas, lapidadas nas casas legislativas antes de serem sancionadas, ou seja, postas em vigor. 
               Quando em um país como o nosso a justiça é tendenciosa beneficiando a uns e prejudicando a outros é porque existem LEIS imperfeitas, constituídas propositadamente para favorecer alguém ou algum grupo de pessoas. Nesse caso geralmente a culpa é dos LEGISLADORES sejam eles vereadores, deputados ou senadores. Mas também é do chefe do executivo que sancionou a tal LEI sem pensar no coletivo, na sociedade.
               É um erro pensar que os agentes públicos como A POLÍCIA, os fiscais DETRO, e outros têm poder e autoridade sobre nós quando estamos nos portando corretamente. Qualquer funcionário público é EMPREGADO DO POVO e, como tal deve exercer suas funções com zelo e dignidade esforçando-se para merecer a confiança dos cidadãos que lhes paga os salários. O ESTADO e seus agentes foram INTITUIDOS POR CAUSA DO CIDADÃO E PARA SERVIR A SOCIEDADE.  Não são os cidadãos que foram criados pelo Estado. O cidadão criou o Estado e o ESTADO DEVE OBEDIENCIA AO POVO


DEVERES DO CIDADÃO BRASILEIRO

               Temos direitos. Isso é bom. Mas não podemos esquecer que DIREITOS OBTIDOS transformam-se em responsabilidade e responsabilidade gera obrigações que são DEVERES. Portanto, todos que temos direitos temos também deveres. Sejam eles pessoais, sociais, ou profissionais. Os DEVERES PESSOAIS são aqueles que dizem respeito a nossa vida privada. Muitos de nós temos família e contas a pagar. A fatura da energia elétrica, da água, do telefone, o IPTU do imóvel onde residimos, etc.. Estas obrigações fazem parte dos nossos deveres pessoais. Os DEVERES SOCIAIS são aqueles que implicarão na vida dos nossos concidadãos: cuidar da nossa casa para vivermos em um bom ambiente, da nossa rua, do nosso bairro não degradando o meio ambiente, não poluindo os rios e, até pagando os tributos instituídos que serão aplicados na construção de novas escolas e hospitais, no asfaltamento das ruas, na segurança pública, dentre outras coisas. Os DEVERES PROFISSIONAIS estão circunscritos a nossa capacitação e desenvolvimento no setor produtivo. Devemos trabalhar com prazer e nos aprimorar naquilo que fazemos ou queremos fazer para, junto com outros profissionais, termos novas perspectivas de mercado de trabalho e de futuro. Tudo isso, em conjunto, trará melhorias para nossa vida pessoal, social e para a sociedade como um todo; afinal, não estamos isolados. Somos um conjunto, uma Nação gigante onde cada um de nós tem uma função definida e certa importância.
               DIREITOS E DEVERES andam juntos como trabalhar e receber o pagamento. Ninguém quer trabalhar para não receber e ninguém recebe salário sem trabalhar. (estou falando de trabalhadores e não de uns apátridas que vivem do suor alheio). Portanto, precisamos ter consciência tanto dos nossos DIREITOS como também dos nossos DEVERES porque, sem esse conhecimento somos presas fáceis para os aproveitadores, para os manipuladores e até para o próprio Estado que, vendo nossa indiferença, lança sobre nossos ombros pesados fardos na forma de mais e maiores impostos e taxas.
               Em uma sociedade consciente cada membro pensa seus DIREITOS como direito de todos e seus DEVERES sociais como indispensáveis aos demais cidadãos. Exemplo: cuidar para que o filho não danifique a escola onde estuda porque outras crianças também precisam e precisarão dela no futuro. Conservá-la íntegra para que não necessite de reformas, assim o dinheiro pode ser aplicado em outras melhorias ou em merenda escolar. Isso é CONSCIÊNCIA COLETIVA, é pensar na sociedade como um todo. Escolher o melhor candidato para os cargos eletivos e NÃO o candidato mais bonito, mais rico ou aquele que dá saco de cimento ou promete emprego. Isso é pensar no coletivo, porque candidato bom é aquele que busca melhorar a vida das comunidades, da sociedade como um todo. Quem dá presentes pessoais está comprando VOTO. Quem compra e paga com algum benefício pessoal não pode ser cobrado posteriormente. Quem recebe benefícios pessoais está vendendo, além do seu VOTO, o direito de cobrar prestação de contas futuras e está vendendo até o próprio futuro e o de muitas outras pessoas. Esse é um DIREITO que nenhum de nós possui: vender a vida e o futuro de nossos filhos e da Nação. Temos o DEVER de trabalhar para que todos nós tenhamos futuro.

O VERDADEIRO PODER
 
               Em nossa democracia constitucional DELEGAMOS poderes a algumas pessoas para LEGISLAR e GOVERNAR os municípios, os estados e a Nação em nosso nome. DELEGAMOS PODER aos nossos vereadores, prefeito, governadores, presidente, deputados e senadores. Então, se estamos DELEGANDO PODER é porque TEMOS PODER. Esse poder nos é garantido pela CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA e não pode ser tirado de nós em momento algum. Está escrito: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.  Mas onde está esse nosso poder que não vemos ou não temos consciência dele? Ele está no VOTO. A nossa vontade é a fonte do poder e o nosso VOTO é a expressão desse poder.
               Somos cerca de cento e vinte milhões de eleitores e cada um de nós tem uma parcela de poder para usar a favor de todos nós. Pode parecer bobagem, mas não é. Os candidatos gastam fortunas para convencer-nos a lhes dar nosso VOTO porque sabem que dele são dependentes. Eles conhecem nosso poder e por isso tentam nos agradar ao máximo.
               Vamos imaginar a construção de uma casa. São necessários muitos tijolos, dois mil, três mil tijolos ou mais. Porem isso não basta; é preciso antes de tudo fazer os alicerces, depois colocar o primeiro tijolo e o segundo com massa entre ambos. Depois outro e mais outro até que a casa fique pronta. Um país se faz da mesma maneira. A constituição serve de alicerce, as pessoas são os tijolos, a união é feita pelo espírito comum a todos: a necessidade de um lugar onde viver em paz, pela solidariedade e amor pátrio, O telhado é o respeito às instituições, as portas e janelas são as leis, que nos fazem protegidos e seguros.
              
               TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA CONSTRUÇÃO DESTA NOSSA NAÇÃO. Somos os donos dela e precisamos aprender um pouco de engenharia política para saber escolher bem os profissionais que empregaremos no futuro para não corrermos o risco de vermos a casa tremer sob o efeito das tempestades.
               Estou usando estas comparações para mostrar a responsabilidade de cada um de nós na construção da nossa Nação. Muitas vezes dizemos que não gostamos de POLÍTICA, que um ou outro político não foi bom o bastante, que nada vai mudar e esquecemos que TODOS ELES são NOSSOS EMPREGADOS. Nós os escolhemos, nós pagamos seus salários e os mandamos construir nossa casa e dirigir nossas vidas. Então, se não nos servem porque não os MANDAMOS EMBORA?
Devemos BUSCAR operários mais qualificados, mais dignos de confiança, mais honestos se queremos a casa pronta e de acordo com nossa vontade.
               É por isso que o VOTO, sendo um DIREITO garantido na constituição é também um DEVER. É nosso DIREITO escolher nossos empregados, direito pessoal e intransferível. Porém, também é nosso DEVER escolher os melhores candidatos, pensando no produto final: a casa pronta e do nosso jeito. Bons profissionais, obra perfeita. Maus operários; risco de desastre.

O VALOR DO VOTO

A POLÍTICA É UMA CIENCIA E O VOTO É UMA ARMA QUE PODE SER USADA AO NOSSO FAVOR OU CONTRA NÓS MESMOS. PRECISAMOS APRENDER A PENSAR, A REFLETIR SOBRE TODOS OS TEMAS. PRECISAMOS APRENDER A OUVIR AS PALAVRAS NÃO DITAS, POR DETRÁS DOS DISCURSOS ELABORADOS. PRECISAMOS APRENDER A ENXERGAR A VERDADEIRA FACE DAS COISAS MESMO QUE ELA ESTEJA OCULTA POR ALGUMA MÁSCARA BONITA.
TEMOS O DIREITO E O DEVER DE TOMAR ATITUDES QUE SEJAM BOAS PARA NÓS MESMOS E PARA TODA A NOSSA SOCIEDADE. AFINAL, NÃO ESTAMOS SOZINHOS, ISOLADOS E AS NOSSAS DECISÕES SEMPRE AFETAM A VIDA DE OUTRAS PESSOAS.

(“ Um país se faz com homens e livros” – Monteiro Lobato)

ACORDA BRASIL!

Os nossos governantes estão tão acostumados a meter a mão em nossos bolsos sem ouvir protestos, que a cada dia tornam-se mais vorazes e menos cuidadosos. Temos impostos e taxas para tudo. Somos submetidos a todos os tipos de leis e penalidades formuladas com nossa omissão e até com nosso consentimento. Eles não. Para eles não existem leis nem punições. Agora, além dos nossos carros e motos, até bicicleta pode ser apreendida para que sejamos obrigados a usar o transporte público caro e ineficiente. É compreensível; pois, quem dá propina para os agentes públicos, financia campanhas políticas e farras com os empréstimos tomados aos bancos oficiais (leia: nosso dinheiro recolhido através de impostos e taxas)? A arrogância dos nossos governantes é tão grande que eles não percebem que estão trilhando um caminho perigoso... Suas mãos estão apertando tanto nossas gargantas que, brevemente chegará o momento em que teremos de escolher entre morrer estrangulados, ou nos libertar suas garras!

ABAIXO, ALGUNS TRECHOS DA NOSSA CONSTITUIÇÃO


Dos Princípios Fundamentais
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
 III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação

Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

CAPÍTULO II
DOS DIREITOS SOCIAIS
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

COMO PODEMOS VER TEMOS GARANTIDOS DIREITOS IMPORTANTES. SERIA BOM SE TODOS OS BRASILEIROS LESSEM A CONSTITUIÇÃO AO MENOS UMA VEZ E APRENDESSEM A EXIGIR SEUS DIREITOS.

O VALOR DO VOTO
A POLÍTICA É UMA CIENCIA E O VOTO É UMA ARMA QUE PODE SER USADA AO NOSSO FAVOR OU CONTRA NÓS MESMOS. PRECISAMOS APRENDER A PENSAR, A REFLETIR SOBRE TODOS OS TEMAS. PRECISAMOS APRENDER A OUVIR AS PALAVRAS NÃO DITAS, POR DETRÁS DOS DISCURSOS ELABORADOS. PRECISAMOS APRENDER A ENXERGAR A VERDADEIRA FACE DAS COISAS MESMO QUE ELA ESTEJA OCULTA POR ALGUMA MÁSCARA BONITA.
TEMOS O DIREITO E O DEVER DE TOMAR ATITUDES QUE SEJAM BOAS PARA NÓS MESMOS E PARA TODA A NOSSA SOCIEDADE. AFINAL, NÃO ESTAMOS SOZINHOS, ISOLADOS E AS NOSSAS DECISÕES SEMPRE AFETAM A VIDA DE OUTRAS PESSOAS.

Seguidores

Twitter

CARLOS GAMA Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados