A VOLTA DA CPMF (disfarçada!)

Precisamos ficar de olho em Brasília. O governo vai tentar ressuscitar a CPMF ainda este ano. Há um projeto arquitetado por um certo ministro que prevê seu retorno com uma outra sigla e sem a máscara "contribuição". O congresso terá de aprovar ou rejeitar.
Cabe a nós vigiar e protestar de todas as maneiras contra mais esse absurdo. Afinal, dizer que é para a saúde é fácil. O difícil é saber para a saúde de quem serão destinados os recursos arrecadados. Com certeza não será para melhorar a vida de quem precisa de atendimento médico nos hospitais públicos do país. O mais provável é que sirva para construir alguns castelos, algumas mansões ou financiar viagens e banquetes luxuosos para "nossos políticos" de ilibada moral.
Vigiem, por favor!

A GUARDIÃ E OS SACERDOTES

O país tem assistido nos noticiários diários a enxurrada de absurdos e desmandos praticados pelos nossos deputados e senadores lá em Brasília. Depois do escândalo das passagens aéreas vieram os tais "atos secretos". Colocaram os senadores na mídia e isso tem garantido um bom espaço nas tv's, jornais e revistas brasileiros. Está certo que a imprensa deve mostrar os fatos a todos nós cidadãos comuns que vivemos longe do poder. Mas, essa mesma imprensa não pode deixar de lado a isenção e a natureza impessoal do seu trabalho. Ou seja, precisa transmitir as informações integralmente, genuinamente sem modificá-las suprimindo ou acrescentando coisas que beneficiem ou prejudiquem quem quer que seja. A imprensa brasileira está de parabens! Tem cumprido seu papel com ilibada conduta, de modo geral. Sempe há um ou outro veículo que pende para o lado do mais forte. Entretanto, esses não são suficientemente influentes ou capazes de manchar a imagem idônea do jornalismo brasileiro.
Pena que não podemos dizer o mesmo e no mesmo tom dos nossos políticos atuais. Em sua grande maioria têm produzido, sem grandes esforços, o descrédito das instituições democrática brasileiras. Temos ouvido seus discursos vazios e assistido suas entrevistas que nada mais são do que a repetição sistemática de velhos e ultrapassados discursos, mera retórica. Eles sequer se envergonham de nada proporem nem dizerem de novo. Estão todos certos das suas importancias e do alto grau do poder que mantêm nas mão. Nós, o povo brasileiro pagador de impostos, gerador de riquezas somos vistos como espectadores de um teatro de marionetes, se não somos os marionetes!
Diante de tudo isso acredito que cada um de nós deva tentar descobrir em si mesmo quem é mais importante para o país, nós o povo que o compomos ou os políticos que nos governam como se fossemos seus súditos!
Isso porque enquanto eles vivem protegidos por um séquito de seguranças pagos com nosso dinheiro, moram em palácios construídos com os frutos do nosso trabalho, estão saudáveis e bem alimentados a maioria de nós, pobres cidadãos comuns, está sujeita à violencia das ruas, a falta de unidades de saúde para tratar as mazelas adquiridas no sofrimento cotidiano em busca do pão, está desabrigada mendigando uma ajuda que nem sempre vem e quando vem, na maioria das vezes não chega à tempo.
O que somos não lhes interessa. Tudo o que querem é tirar de nõs o poder de reação. Dão-nos apenas o suficiente para não nos revoltarmos contra eles, ou não morrermos. Mantêm, assim a nossa esperança de que um dia vai ser diferente do nosso presente de dor. Ledo engano. Enquanto tivermos no poder político as mesmas pessoas que controlam o país desde os anos sessenta não teremos chance de mudança. Precisamos, antes de mais nada, nos conscientizarmos dos nossos deveres para com todos os brasileiros. Nenhum de nós está sozinho. Somos um todo. E, se agirmos como um todo poderemos alcançar importantes vitórias contra o poder estabelecido. Temos e precisamos da imprensa ao nosso lado. Ela é a guardiã da democracia e nós os seus sacerdotes.
Tenhamos em mente uma coisa que parece simples mas que é relevante: o Brasil é maior que todos os nossos homens públicos juntos. E, nós somos os constituintes desse País gigante e guerreiro, que não foge à luta!

Seguidores

Twitter

CARLOS GAMA Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados